
A Caixa Econômica Federal confirmou que restituirá os valores perdidos pelos beneficiários do Bolsa Família que foram vítimas de um golpe que resultou no esvaziamento de suas contas. Em agosto, muitos desses beneficiários relataram que ao tentar acessar o saldo de seus benefícios, encontraram suas contas zeradas, com transações via Pix realizadas de forma irregular.
No Grande Recife, dezenas de pessoas prejudicadas procuraram a Delegacia de Jaboatão dos Guararapes para registrar boletim de ocorrência, enquanto as investigações seguem em curso. Uma das vítimas, a dona de casa Denise Maria, expressou sua indignação: “Escola não espera, alimentação não espera, remédio não espera, gás não espera”, desabafou, ressaltando o impacto imediato da perda dos recursos.
Em resposta à situação, a Caixa emitiu uma nota oficial assegurando que todos os beneficiários afetados que procurarem o banco serão restituídos dos valores perdidos. Para solicitar a devolução, as vítimas devem comparecer a uma das agências da Caixa com os documentos pessoais e o boletim de ocorrência. Além disso, a contestação das transações pode ser feita diretamente pelo aplicativo Caixa Tem, onde o usuário deve acessar Ajustes > Minha Conta > Contestar Transação e seguir as instruções. A análise do caso pode levar até 10 dias úteis.
O golpe e como evitar
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o golpe ocorre quando os beneficiários recebem um SMS com um link suspeito. Ao clicar no link, as informações pessoais são expostas, permitindo que os criminosos acessem as contas bancárias onde os benefícios do Bolsa Família são depositados, resultando na retirada ilegal do dinheiro.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, alertou os beneficiários para que não caiam em fraudes desse tipo. “O Ministério do Desenvolvimento Social não trabalha com SMS, mensagem de texto e, muito menos, orientando você (beneficiária) a clicar no link. Quando a gente quer mandar alguma mensagem, fazemos através da sua conta, pelo extrato”, explicou o ministro, orientando a população a ignorar qualquer comunicação suspeita e a conferir sempre as informações diretamente pelos canais oficiais do programa.
A restituição dos valores e a conscientização sobre os métodos utilizados no golpe são medidas fundamentais para proteger os beneficiários do Bolsa Família e garantir que as famílias continuem a receber o apoio financeiro ao qual têm direito.
