
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na noite desta terça-feira (6) para uma importante missão diplomática na Rússia e na China, com o objetivo de ampliar a diversificação comercial brasileira e fortalecer laços estratégicos com duas das maiores potências globais. A decolagem da comitiva presidencial está marcada para às 22h, a partir da Base Aérea de Brasília.
Na China, Lula atenderá ao convite do presidente Xi Jinping para participar da cúpula entre o país asiático e os membros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para os dias 12 e 13 de maio. Além do evento multilateral, Lula também fará uma visita de Estado à China, com previsão de assinatura de pelo menos 16 acordos bilaterais.
Segundo o embaixador Mauricio Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, os acordos contemplam áreas diversas e há expectativa de que outros 32 atos, atualmente em negociação, sejam adicionados ao pacote de cooperação. “A lista de acordos é prolífica e variada”, afirmou Lyrio, durante coletiva de imprensa realizada nesta terça.
A China se mantém como o principal parceiro comercial do Brasil, com superávit favorável aos brasileiros, além de ser um dos maiores investidores em setores estratégicos do país. A viagem de Lula busca, ainda, consolidar essa relação de forma mais institucionalizada, aumentando as possibilidades de cooperação em tecnologia, infraestrutura, energia e agricultura.
