
O governo brasileiro deve realizar, em novembro, uma nova reunião com autoridades dos Estados Unidos para dar continuidade ao reaproximar diplomático entre os dois países. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16) pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, após encontro de cerca de uma hora com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na Casa Branca, em Washington.
Segundo o chanceler, a conversa ocorreu em ambiente de “excelente descontração e troca de ideias”, com foco central nas tarifas aplicadas pelos EUA a produtos brasileiros. Vieira afirmou que houve “muita disposição para trabalhar em conjunto e traçar uma agenda bilateral de comércio”, sinalizando que as equipes técnicas iniciarão “em breve” tratativas para tentar reverter as sobretaxas de 50% impostas desde agosto.
O encontro teve duas etapas: primeiro, uma conversa reservada entre os dois ministros; depois, a participação de diplomatas e representantes comerciais de ambos os governos. A orientação, de acordo com o Itamaraty, é avançar rapidamente em medidas que aliviem o impacto das tarifas e abram espaço para um entendimento mais amplo na área econômica.
Vieira também informou que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump devem se reunir nos próximos meses. A data e o local ainda não foram definidos, mas o objetivo, disse o ministro, “está mantido” e há “interesse de ambas as partes” em realizar o encontro o quanto antes. Inicialmente, cogitou-se a possibilidade de agenda durante a Cúpula da Asean, na Malásia, no fim de outubro, hipótese que perdeu força à medida que as agendas presidenciais passaram a ditar o cronograma.
