
O ex-presidente Jair Bolsonaro revelou, em entrevista ao Wall Street Journal publicada nesta quinta-feira (28), que espera contar com o apoio do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para viabilizar seu retorno à política brasileira nas eleições de 2026. Bolsonaro está inelegível até 2030, após decisão judicial baseada em ataques infundados ao sistema de votação nas eleições de 2022.
Bolsonaro acredita que Trump, com quem mantém contato próximo desde a vitória do republicano no início de novembro, pode pressionar o Judiciário brasileiro para adiar a aplicação de sua inelegibilidade. “Trump está de volta, e é um sinal de que nós também estaremos de volta”, declarou o ex-presidente.
A situação jurídica de Bolsonaro é delicada. Ele enfrenta acusações da Polícia Federal por suposto envolvimento em um plano para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, além de ter “pleno conhecimento” de uma conspiração para assassinar o atual presidente. O relatório da PF cita 36 co-conspiradores, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, deverá decidir os próximos passos do caso.
Desde que deixou o poder, Bolsonaro tem mantido atividades políticas, inclusive fazendo campanha para candidatos do Partido Liberal nas eleições municipais de outubro. Ele, assim como Trump, atribui seus problemas legais a uma suposta perseguição política.
Um porta-voz da equipe de transição de Trump não respondeu ao pedido de comentário do Wall Street Journal.
Mais informações em: https://pernambuconoticias.com.br
