
Em discurso realizado neste domingo (29) na Avenida Paulista, em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) destacou que sua influência política independe de um eventual retorno à Presidência da República. Durante o ato intitulado “Justiça Já”, o ex-mandatário afirmou que, mesmo inelegível, pode liderar mudanças no país por meio do Congresso Nacional.
“Me deem 50% da Câmara e do Senado que eu mudo o destino do Brasil, nem preciso ser presidente”, declarou Bolsonaro diante de apoiadores. A fala reforça sua estratégia de focar na eleição de aliados para o Legislativo nas eleições de 2026, usando como argumento o poder que o Congresso possui sobre decisões do Executivo.
Bolsonaro sustentou que, com maioria no Senado e na Câmara, seu grupo político poderá influenciar diretamente a escolha de presidentes das casas legislativas, controlar comissões importantes e ter peso decisivo em sabatinas de autoridades. “Quem assumir a liderança vai mandar mais que o presidente”, pontuou.
O ex-presidente também fez um apelo à pacificação institucional. Disse esperar diálogo entre os três poderes e negou motivações de revanche por parte de seus adversários: “Não quero crer que seja vingança de uma pessoa ou de outra. Queremos um Congresso altivo, um STF respeitado, Executivo trabalhando para o bem-estar do povo”.
Mesmo fora da disputa eleitoral, Bolsonaro permanece como figura central no PL, onde segue como presidente de honra, conforme ressaltou durante o evento.
