
Na noite da última sexta-feira (21), a Prefeitura de Gravatá realizou uma ação educativa em bares e restaurantes da cidade para conscientizar sobre a violência de gênero. A iniciativa foi conduzida pela Secretaria da Mulher, pelo Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra e pela Secretaria de Segurança e Defesa Civil, com apoio da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal.
O objetivo foi levar informações e distribuir materiais informativos para prevenir casos de violência contra a mulher, especialmente com a proximidade do Carnaval. Empresários locais receberam a blitz de forma positiva, reforçando o compromisso com um ambiente seguro para todas.
A empresária Maria do Rosário Pereira Firmino destacou a importância da ação. “É um direito nosso, e a Cantina Lamassa é um estabelecimento parceiro da mulher. Essa proteção é essencial para nós”, afirmou. Já José Wilton Eustáquio dos Santos, conhecido como Mozinho do Espetinho, ressaltou que seu estabelecimento apoia a causa. “Aqui é sempre seguro, vem muita família, e mulher tem que ser respeitada”, disse.
A comandante da Patrulha Maria da Penha, Flávia Martins, reforçou que a campanha busca prevenir a violência e divulgar canais de ajuda. “Temos o número 180, além da Secretaria da Mulher e o 0800 da Guarda Municipal (0800-000-1379) para apoio em casos de violência doméstica”, explicou.
A assessora jurídica da Secretaria da Mulher, July Karen, destacou que a ação faz parte da campanha “Não é Não” e tem como foco disseminar informações e reforçar o compromisso de toda a sociedade no enfrentamento da violência contra a mulher. Segundo ela, a recepção dos estabelecimentos tem sido bastante positiva, fortalecendo a rede de apoio e conscientização na cidade.
