
Uma turista e bióloga de Curitiba (Paraná) manteve contato com o Pernambuco Notícias alertando sobre a presença de caravela-portuguesa na Praia das Campas, em Tamandaré, litoral sul do Estado de Pernambuco. A informação foi repassada na manhã desta quinta-feira, 7.
Adriana informou que apesar de bonita e ter a cor rosa, a caravela-portuguesa pode provocar queimaduras de até terceiro grau. O organismo marinho não se move, apenas flutua na superfície da água, sendo empurrada pelos ventos. A bióloga informa que é preciso tomar cuidado para evitar queimaduras. Elas podem queimar mesmo após horas fora da água.
Segundo relevantamento feito pelo Medical Journal of Australia, mais de 10 mil queimaduras a humanos são registradas só na Austrália durante o verão, princialmente na costa leste, mas também na costa sul e oeste daquele país.
A turista disse que manteve contato com autoridades locais, mas não obteve retorno. No caso de haver contato com a caravela-portuguesa é preciso remover todos os pedaços agarrados na pele e procurar assistência médica. As tartarugas-marinhas são imunes ao veneno e se alimentam do organismo.
