BALANÇO: Festival Pernambuco Meu País atraí mais de 12 Mil pessoas em Gravatá

Aproximadamente 12 mil pessoas aproveitaram as programações realizadas entre os dias 26 e 28 de julho em Gravatá, no Agreste do estado, conforme informações da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE).

vanessa e chico foto silla cadengue pernambuco mru país
Fotos: divulgação

O Festival Pernambuco Meu País, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), atraiu mais de 12 mil pessoas para Gravatá, no Agreste pernambucano, entre 26 e 28 de julho, conforme dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). O evento, que ofereceu 100 horas de programação gratuita, contou com 13 polos e 90 atrações variadas, garantindo uma experiência diversificada para o público.

pernambuco noticias

No Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, o polo principal do festival, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a performances de artistas renomados. Na sexta-feira (26), o palco recebeu o espetáculo Pernambuco Meu País, além de Rachel Reis (BA), Tayara Andreza (PE) e Raça Negra (SP). O sábado (27) contou com apresentações de Revoredo (PE), Banda Cascabulho (PE), Chico César (PB) e Vanessa da Mata (MT). O festival foi encerrado no domingo (28) com shows de Larissa Lisboa (PE), Mãeana (RJ), Anavitória (TO) e Alceu Valença (PE).

300x300 (4)

O espetáculo de abertura, Pernambuco Meu País, apresentou uma mistura de ritmos da cultura popular pernambucana com circo, dança e artes cênicas, em uma homenagem a Naná Vasconcelos e Abelardo da Hora. A viúva de Naná Vasconcelos, Patrícia Vasconcelos, assistiu emocionada à apresentação e expressou sua gratidão pela homenagem ao legado de seu marido.

No sábado, Vanessa da Mata destacou o orgulho pernambucano e a importância do festival, enquanto Magrão, vocalista do grupo Cascabulho, elogiou a pluralidade da programação e a valorização da cultura local.

Além do palco principal, os demais polos do festival ofereceram uma ampla gama de atividades culturais. O País da Cultura Alimentar, realizado no Mercado Cultural de Gravatá, trouxe uma intervenção gastronômica com os Confeitos de Festa de Limoeiro. O País do Cinema exibiu uma seleção da produção cinematográfica pernambucana, e o País da Literatura promoveu atividades de poesia e contação de histórias para crianças.

image

O festival continuará sua jornada por Pesqueira (2 a 4 de agosto), Caruaru (9 a 11 de agosto), Triunfo (16 a 18 de agosto), Arcoverde (23 a 25 de agosto) e Buíque (30 de agosto a 1º de setembro), oferecendo uma programação rica e gratuita para todas as idades em cada cidade.

image

O Festival Pernambuco Meu País é realizado em parceria com as prefeituras das cidades participantes e diversos órgãos estaduais, incluindo a Secretaria de Meio Ambiente (Sema-PE), a Secretaria de Saúde (SES-PE), a Secretaria da Mulher (SecMulher-PE), a Secretaria de Defesa Social (SDS), a Secretaria de Turismo (Setur-PE), a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Descarga elétrica deixa trabalhador em estado grave e mobiliza moradores em cidade do Agreste

image

APAC renova alerta laranja e Pernambuco pode ter chuva forte, ventos intensos e risco de alagamentos

image

União Europeia exclui Brasil de lista sanitária e governo reage para evitar impacto nas exportações

image

Novo presidente do TSE faz alerta sobre inteligência artificial nas eleições de outubro

chatgpt image 12 de mai. de 2026, 22 06 44

ANP autua postos de combustíveis em Caruaru após encontrar irregularidades em bombas e etanol