
Um avião de pequeno porte caiu na aldeia indígena Awa Porangawa Dju, entre as cidades de Peruíbe e Itanhaém, no litoral de São Paulo, na tarde do último domingo (9). O acidente resultou na morte do instrutor de voo Matheus Henrique Gomes de Toledo, enquanto o aluno Rodrigo do Nascimento Silva sobreviveu, mas sofreu ferimentos graves.
A aeronave envolvida no acidente era um Cessna Aircraft 150J, monomotor de asa fixa, matrícula PT-AKY, pertencente ao Aeroclube de Itanhaém. O avião partiu do Aeroporto de Itanhaém às 17h16 para um voo de instrução, mas às 17h42 emitiu um alerta de emergência. No entanto, a concessionária Rede VOA, responsável pelo aeroporto, não soube informar a natureza da emergência.
Resgate e atendimento às vítimas
Após a queda, quatro viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Defesa Civil e Polícia Militar. Rodrigo do Nascimento Silva, aluno de Matheus, sofreu ferimentos nos membros superiores, inferiores e no rosto. Ele foi resgatado com vida e encaminhado ao Hospital Regional de Itanhaém.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que a aeronave estava com a documentação regular para voo. As causas do acidente ainda serão investigadas pelos órgãos competentes.
