
Um hospital no Colorado, nos Estados Unidos, registrou um aumento inusitado de pacientes que acidentalmente aplicaram cola nos olhos, levando a atendimentos emergenciais com pálpebras e cílios grudados.
Richard Davidson, oftalmologista da instituição, relatou à emissora 9News que os casos acontecem de forma imprevisível: “Podemos passar meses sem atender ninguém, e de repente surgem duas ou três pessoas com esse problema. Tem sido relativamente comum”, afirmou.
A principal causa do incidente é a semelhança entre frascos de colírios e de adesivos para unhas ou cílios, o que leva a confusões. Segundo Davidson, não é raro que os pacientes utilizem esses produtos por engano, acreditando serem soluções oftalmológicas.
Ele ainda destacou que a semelhança entre embalagens de diversos produtos pode levar a acidentes: “É impressionante como algumas embalagens são parecidas. Às vezes, é cola de maquiagem para os olhos, outras vezes, gotas para os ouvidos que acabam indo parar no olho”, explicou.
Os especialistas alertam para a necessidade de atenção ao manusear esses produtos e recomendam que frascos de colírio sejam armazenados separadamente para evitar acidentes.
