24 C
Recife

Aumenta número de adolescentes baleados em novembro no Grande Recife

Nove adolescentes foram baleados na Região Metropolitana do Recife em novembro, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado. Em média, um adolescente foi baleado a cada três dias. O número de adolescentes baleados em novembro é menor, comparado com o mesmo período de 2020, quando somente um adolescente foi atingido na Região Metropolitana do Estado.

Para Romero Silva, representante do Instituto Fogo Cruzado em Pernambuco, esses números alarmantes não são apenas um problema da segurança pública, mas também um problema de toda sociedade. “As vítimas são os sintomas de uma politica de segurança que não prioriza a vida e que de forma dolosa reforça que adolescentes e jovens negros e de periferia são matáveis e ninguém irá reclamar”, afirma o pesquisador.

Em novembro, houve 158 tiroteios/disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Recife, segundo Instituto Fogo Cruzado. O número indica aumento de 18% nos registros em comparação com o mesmo período de 2020, quando houve 134 tiroteios/disparos de arma de fogo.

Entre as 179 pessoas baleadas na Região Metropolitana do Estado em novembro, 113 morreram e 66 ficaram feridas. Em comparação com o mesmo período de 2020, quando 144 pessoas foram baleadas (sendo 93 mortas e 51 feridas), houve aumento de 22% nos mortos e de 29% nos feridos.

Entre as datas mais impactadas pela violência armada em novembro, os dias 4, 14 e 19 concentraram o maior número de tiroteios/disparos de arma de fogo, com 11 registros cada, superando a média de tiroteios diária do mês (6). O dia 14 também teve o maior número de mortos, com 11 vítimas. E os dias 4 e 16 tiveram o maior número de feridos, com 7 vítimas em cada. 

Dos 158 tiroteios/disparos de arma de fogo ocorridos na Região Metropolitana do Recife em novembro, houve mortos em 69% deles (109); 32% deles (51) houve feridos; e somente em 5% deles (8) não houve vítimas.

COMPARTILHE REPORTAGEM

LEIA TAMBÉM

BRL - Cotação do real em outras moedas
USD
5,11
EUR
5,22
CNY
0,76

Em destaque