quinta-feira, 25 abril 2024

Conhecimento é poder (Francis Bacon)

27.1 C
Recife

Atraso no lançamento dos iPhones pode render perda bilionário na receita da Apple

Mais relacionadas

Tecnologia de ponta e alta nas vendas anuais em cada lançamento são características da Apple, mas este ano a situação pode ser diferente. O Cuponation, plataforma de descontos online, reuniu informações sobre as vendas anteriores dos modelos lançados pela empresa e qual será o impacto da pandemia na receita de 2020.

No primeiro semestre deste ano, a Apple divulgou – depois de muitos rumores -, que o lançamento dos novos modelos iPhone 12 e iPhone 12 Pro atrasarão algumas semanas devido à produção do sistema parada durante o início da pandemia mundial. A confirmação veio pelo Chief Financial Officer da Apple, Luca Maestri, durante a apresentação dos resultados fiscais do terceiro trimestre (Q3).

Em 2019, a empresa registrou uma receita fiscal de US$ 64 bilhões no final do quarto trimestre após a divulgação do iPhone 11, seus variados e a atualização IOS – dado que representa um aumento de 2% comparado com o mesmo período de vendas do ano anterior. 60% desse lucro foi gerado a partir de vendas internacionais.

Sabendo que o último trimestre de contabilização de receita do ano da Apple acaba em setembro – mês tradicional de lançamento dos novos modelos de iPhone – e que atrasar o lançamento dos novos modelos e da atualização IOS 14 significa que o lucro será somado somente no primeiro trimestre de 2021, o Cuponation projetou quanto a companhia poderá deixar de ganhar em sua receita no último trimestre deste ano.

Considerando que nos últimos anos o crescimento do Q4 foi de 2%, jogamos baixo considerando que o lucro deste ano seria o dobro, ou seja, de 4%, e que tanto a quantidade das vendas como os valores dos smartphones seriam os mesmos de 2019. O resultado é impressionante: US$ 66.560.000.000 que não seriam somados à receita de 2020. Veja no infográfico interativo do Cuponation.

No entanto, é válido ressaltar que a empresa não sairá tão prejudicada quanto parece. Afinal, apenas o primeiro trimestre deste ano teve uma alta de 9% na receita comparado com o mesmo período de 2019 – o que superou o valor que a própria Apple havia estimado no final do ano passado.

Outras notícias

Você também pode gostar

Descubra mais sobre Pernambuco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading