
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams continuarão na Estação Espacial Internacional (ISS) até fevereiro de 2025, conforme anunciado pela Nasa neste sábado (24). Inicialmente, eles deveriam retornar à Terra a bordo da Starliner, cápsula da Boeing, mas problemas técnicos na espaçonave alteraram os planos.
A Starliner, que enfrentou dificuldades com o sistema de propulsão e vazamentos de hélio após acoplar na ISS, estava programada para trazer a dupla de volta após uma missão de apenas oito dias. No entanto, devido aos riscos apresentados, a Nasa decidiu que a espaçonave retornará à Terra sem tripulantes no início de setembro, operando de forma totalmente autônoma.
Enquanto aguardam o resgate pela SpaceX, que ocorrerá em 2025, Wilmore e Williams continuam engajados nas diversas pesquisas científicas em andamento na ISS. A Nasa também confirmou que enviará suprimentos adicionais para a estação espacial em uma missão da SpaceX prevista para setembro.
“Não foi uma decisão fácil, mas é absolutamente a correta”, afirmou Jim Free, administrador associado da Nasa, ao comentar a extensão inesperada da missão da dupla.
