
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prevê iniciar até o final de maio o reembolso aos aposentados que foram vítimas de fraudes com descontos indevidos em seus benefícios. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelo novo presidente do órgão, Gilberto Waller, durante coletiva no Palácio do Planalto, em Brasília.
Segundo Waller, cerca de 27 milhões de aposentados já receberam notificações pelo aplicativo Meu INSS confirmando que não foram afetados por irregularidades. A próxima etapa começa na terça-feira (13), quando o sistema passará a informar os cerca de 9 milhões de segurados que sofreram descontos não autorizados em suas aposentadorias.
O presidente reforçou que todas as comunicações serão feitas exclusivamente pelo Meu INSS, canal oficial do órgão. Ele alertou os beneficiários a não acessarem links enviados por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, para evitar novas tentativas de golpe.
No dia 13, os aposentados começarão a ser informados sobre a existência dos descontos, incluindo os valores exatos e os procedimentos para reembolso.
