
A Orquestra Criança Cidadã já retomou sua rotina de ensaios para os concertos que irá realizar nos meses de novembro e dezembro, porém ela decidiu incluir mais uma apresentação em seu calendário: será neste domingo (19), às 16h, no teatro da Caixa Cultural Recife, no Recife Antigo.
A performance, com entrada gratuita, mas sujeita aos ingressos disponíveis pela casa, tem como finalidade agradecer ao público pelo incentivo e pela audiência durante a viagem ao Vaticano, no início de novembro.
O repertório será o mesmo das apresentações na Basílica de São Pedro: arranjos e obras originais de compositores de Brasil, Itália, Rússia e Ucrânia, além de Argentina (terra do Papa Francisco) e Alemanha (em função de peças sacras de referência, de autoria de Händel e Bach). A regência ficará a cargo de José Renato Accioly, coordenador musical da OCC, e alguns alunos do projeto atuarão como solistas, a exemplo de Singrid Sousa (violino) e Kleberson Vynícius (violoncelo).
“Foi ótimo, uma emoção sem igual, principalmente para a gente que é de periferia”, relembra a violinista Geyphanne Pereira, sobre a oportunidade de ter tocado para o líder máximo da Igreja Católica. “Quando ele passou pelo lado da gente, foi surreal. Com certeza ele gostou”, reforça o violoncelista Wesley Matheus, outro dos músicos que estiveram lado a lado com o Papa, na Sala Paulo VI, no dia 4 passado.
Uma síntese da gênese, dos preparativos e da repercussão dessa missão artística capitaneada pela OCC do Vaticano irá ao ar na televisão em 2024, no documentário Concertos pela Paz, incentivado pela Caixa. O filme terá roteiro e direção de Cleodon Coelho e filmagens de Ivanildo “Nido” Machado.