quinta-feira, 25 abril 2024

Conhecimento é poder (Francis Bacon)

29.7 C
Recife

Após quatro anos as duas equipes de Unidades de Saúde da Família do CAIC estão completas em seus atendimentos

Mais relacionadas

Mais um marco para o compromisso com a gestão para a saúde do município. A Unidade de Saúde da Família do CAIC, atua de segunda a sexta com dois médicos clínico geral para atender a área que se encontra descoberta. Com isso, as equipes estão completas.

Na USF CAIC I e II, a população é assistida por dois médicos clínico geral, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, um dentista, dois auxiliares de saúde bucal e oito agentes comunitários de saúde.
Vale destacar que, o atendimento dos médicos são de segunda a sexta-feira das o7h às 16h, e em caso de preenchimento na agenda, é realizado a triagem no local e atendimento ao paciente. A unidade, atualmente, atende 10 mil pessoas cadastradas e de áreas descobertas.

Na quinta-feira (11), o coordenador de Atenção Primário, Jairo Teixeira, recebeu os profissionais de saúde, pontuou os cuidados que todos devem ter com o COVID-19, além de enfatizar a importância de acolher a população que procura atendimento no local.

“O nosso movimento agora é que a gente consiga, de fato, promover uma requalificação das unidades de saúde, tanto na parte estrutural como também garantir que todas elas possuam equipes completas. Com o relato dos moradores, de usuários, dos próprios profissionais da unidade faz bastante tempo que não tem a equipe completa com médicos, enfermeiros, técnicos e entre outros. Agora temos para dar esse suporte. Então, enfatizo que teremos médicos, de grande bagagem profissional com experiências em saúde familiar”, enfatizou o coordenador.

Aproveitando o momento, Jairo reforçou sobres os atendimentos na USF e o compromisso da gestão com a população. “Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, e firmamos aqui o compromisso com as pessoas, o cuidado humanizado, acolhedor, um cuidado que garante respeito e vínculo com a Unidade”, finalizou.

O clínico geral da USF CAIC I, Dr. Lucas Marciel, fala de como é gratificante atender na USF da cidade. “Desde que cheguei aqui me senti em casa porque eu gosto muito de trabalhar para a população mais vulnerável. Eu sei que é um desafio, que não é fácil, mas eu vou fazer com que a realidade dessa população seja mudada. Estou bastante empolgado com esse início e vejo que a gestão tem consciência do patamar que se encontra hoje e vejo um crescimento muito bom a longo prazo”, ressaltou.

Já a Dra. Ramônica Rodrigues, clínico geral da USF CAIC II, fala do comprometimento com a população local. “A nossa proposta é desenvolver da melhor forma possível o objetivo do SUS e também da atenção primária. Então, qualquer coisa que a pessoa sentir, seja criança, adulto, saúde da mulher, da família e idosos, devem procurar a Unidade de Saúde da Família para que a gente tente resolve o problema e se caso não seja possível resolver aqui nós vamos articular para que haja atendimento secundário”, falou.

Após ser atendida pelo clínico geral, Maria França, dona de casa, saiu bastante satisfeita da Unidade. “Que bom que podemos ser bem assistidos em nossa comunidade. Achei ótimo a chegada dos médicos para completar a equipe. A população só tem a ganhar”, disse.

Outras notícias

Você também pode gostar

Descubra mais sobre Pernambuco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading