A sequência de cenas violentas registradas no Recife antes do clássico entre Santa Cruz e Sport, no último sábado (1º), levou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a agir. O órgão expediu uma recomendação determinando que as próximas partidas dos dois clubes sejam realizadas sem público até que medidas eficazes de segurança sejam implementadas.
A orientação foi enviada à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e aos próprios clubes. O MPPE reforça que, para o retorno gradual das torcidas, será necessário um plano detalhado de segurança aprovado pelos órgãos competentes, além da adoção de um sistema de identificação facial e monitoramento por imagens dentro e fora dos estádios.
O documento também cobra das autoridades um reforço no policiamento e monitoramento dos eventos esportivos, além da apresentação de um relatório com as providências adotadas e um cronograma para reavaliação da medida.
O pedido do MPPE ocorre após torcedores serem brutalmente atacados em vários pontos da cidade, o que reforça a necessidade de mudanças urgentes na segurança dos estádios. A recomendação segue o que prevê a Lei Geral do Esporte, que exige a garantia da integridade física de todos os envolvidos nas partidas.
