
Depois de uma semana marcada por chuvas intensas que causaram transtornos em Paulista, o vereador João Pereira (PSB) apresentou, nesta sexta-feira (7), um projeto de lei para a criação do Plano Municipal de Informações e Contingências sobre as Chuvas. A proposta visa estabelecer medidas preventivas e ações emergenciais para reduzir os danos causados pelos temporais.
Os alagamentos registrados nos últimos dias afetaram diversas regiões da cidade, resultando no fechamento de escolas e comércios, além de deslizamentos de barreiras e queda de árvores. O cenário reforça um problema antigo, que a população enfrenta todos os anos durante o período chuvoso.
“Todos os anos enfrentamos os mesmos problemas com as chuvas, e a população sofre com as consequências. Precisamos de um plano estruturado, com ações concretas para minimizar esses impactos e garantir mais segurança aos paulistenses”, declarou o vereador João Pereira.

O projeto prevê ações de prevenção e resposta imediata a desastres, além de medidas estruturais e assistenciais de médio e longo prazo. Também está prevista a criação de protocolos emergenciais para apoio aos afetados, a desobstrução de canais e galerias, a identificação de abrigos municipais e o mapeamento detalhado das áreas de risco.
Outro ponto importante da proposta é a criação de uma cartilha digital para informar os cidadãos sobre seus direitos e manter a transparência em relação a obras em andamento e planejadas para combater os efeitos das chuvas. O projeto agora segue para tramitação na Câmara Municipal de Paulista.
