sexta-feira, 19 abril 2024

Conhecimento é poder (Francis Bacon)

26 C
Recife

Alunos da Rede Municipal de Ensino se preparam para 1ª fase da OBMEP

Mais relacionadas

Os alunos dos 6º e 7º Anos da Rede Municipal de Ensino já estão se preparando para participar da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – (OBMEP) que acontece no dia 21 de maio. Sob a coordenação da Secretaria de Educação, os professores de matemática do município organizaram um cronograma de aulões que serão dados nos horários do contraturno escolar, em cada escola, do dia 13 até o dia 20 de maio, com o objetivo de revisar os conteúdos que serão avaliados na prova.    
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – (MCTIC). Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivo principal promover a participação e avaliar a proficiência em matemática dos alunos de escolas públicas, ao estimular o estudo da disciplina através do raciocínio e resolução de problemas pautadas em situações contextualizadas do cotidiano.  

As provas da OBMEP da 1ª fase, compostas de 20 questões, são divididas em três níveis e estruturadas de acordo com a complexidade adequada aos estudantes de acordo com a etapa de ensino. No nível 1, participam os alunos do 6º e 7º Anos, enquanto que o nível 2 contempla o 8º e 9º Anos. O nível 3 é destinado a todo o Ensino Médio.

De caráter competitivo, os estudantes vencedores da olimpíada, dependendo das notas obtidas, ganham medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, o projeto serve de incentivo à iniciação científica e ingresso ao mestrado dos estudantes que tiverem as melhores colocações na avaliação. 

O evento, que acontece anualmente em todo o país, teve boa adesão dos estudantes e escolas em Gravatá. No ano de 2018, cerca de 200 alunos da rede municipal foram aprovados na primeira etapa do OBMEP. Também no ano passado, André Luiz Batista da Silva e Murilo José Constantino da Silva, alunos gravataenses, se destacaram e foram premiados enquanto finalistas da Olimpíada. Para a primeira fase de 2019, as escolas já increveram os alunos que enfrentarão a maratona. Para saber mais, acesse: http://www.obmep.org.br/.

Outras notícias

Você também pode gostar

Descubra mais sobre Pernambuco Notícias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading