
Nesta sexta (24), às 9h, o Afoxé Povo de Ogunté promoverá aula-espetáculo para cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Poeta Solano Trindade, situada à rua Manoel Silva, 134, em Água Fria. Na ocasião, haverá apresentação de grupos de afoxé, roda de diálogo, oficina de percussão e dança para formação de plateia e educação patrimonial, com vistas a sensibilizar a comunidade escolar para a importância da temática da história e cultura afro-brasileira.
Na ocasião, estudantes, professores e funcionários terão uma manhã de valorização da cultura ancestral, podendo experimentar o contato com os instrumentos percussivos do afoxé e aprender os movimentos da dança, conhecida como ijexá, além de aprender sobre a importância dessa manifestação cultural para o povo de matriz africana.
A ação integra a segunda e última etapa do projeto da 12ª Festa dos Tambores: uma celebração à cultura ancestral, realizada no último domingo na quadra da Gigantes do Samba, na Bomba do Hemetério. O Projeto conta com o incentivo do Fundo de Incentivo à Cultura. A aula será gravada e o vídeo final contará com audiodescrição e janela de Libras e será disponibilizado no canal do Youtube do Afoxé Povo de Ogunté. A produção é uma parceria da Lelê Colab e Bureau de Cultura.
A Festa dos Tambores é realizada desde 2009 pelo Afoxé Povo de Ogunté. A área onde acontece o evento possui uma riqueza exalada pelos vários segmentos culturais que lá fixaram sede. A cultura carnavalesca da comunidade, não se restringindo ao período oficial de carnaval, demonstra essa diversidade em época de festas e nos desfiles pelas ruas do bairro, em forma de cortejos e eventos que celebram a pluralidade da cultura popular pernambucana, notadamente sob influência dos legados deixados pelos povos negros.
