
A população das regiões da Mata Pernambucana, Leste Alagoano e Metropolitana do Recife deve ficar em alerta com os novos avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para os próximos dias. Dois comunicados foram divulgados nesta segunda-feira (19), ambos indicando risco elevado devido a chuvas intensas e ventos fortes.
O primeiro aviso, classificado com grau de severidade “Perigo”, teve início às 9h43 desta segunda-feira (19) e segue até as 23h59 de terça-feira (20). A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, ou até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos que podem atingir velocidades entre 60 km/h e 100 km/h. Entre os riscos potenciais estão cortes de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
A recomendação das autoridades é que, durante rajadas de vento, a população evite se abrigar sob árvores e não estacione veículos próximos a estruturas instáveis, como torres de transmissão e outdoors. Também é orientado desligar aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia, sempre que possível. Informações adicionais podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Já o segundo alerta, de grau “Perigo Potencial”, começou a vigorar às 9h26 desta segunda-feira (19) e seguirá até às 10h de quinta-feira (22). Nesse período, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos de 40 a 60 km/h. Apesar de o risco ser considerado menor, ainda há possibilidade de alagamentos, descargas elétricas e danos causados por ventos.
Os dois avisos abrangem dezenas de municípios nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte. As regiões mais afetadas incluem áreas metropolitanas, zonas da mata e partes do agreste.
A população deve acompanhar as atualizações meteorológicas e seguir rigorosamente as orientações dos órgãos competentes.
