
O Governo de Pernambuco inaugurou, nesta quarta-feira (20), a Adutora do Alto Capibaribe, um projeto com 70 quilômetros de extensão que já está levando água do Rio São Francisco para Santa Cruz do Capibaribe e outras cidades do Agreste. O empreendimento, que contou com um investimento de R$ 92 milhões, foi viabilizado por meio de uma parceria entre os governos estadual e federal e promete aliviar a crise hídrica na região.
A governadora Raquel Lyra celebrou a inauguração destacando a importância do projeto para a população local. “Sou do Agreste e sei como o nosso povo sofre com a falta de água. Com essa obra, estamos possibilitando a redução do rodízio em Santa Cruz e trazendo mais cidadania e desenvolvimento para uma região que tem uma economia forte, mas que sofria com o básico: a falta de água”, afirmou a governadora, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause.
A nova adutora começa no Rio Paraíba, que foi perenizado pela transposição do Rio São Francisco, em Barra de São Miguel, na Paraíba. De lá, as águas são direcionadas para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Poço Fundo 1, em Santa Cruz do Capibaribe, beneficiando diretamente a população local. Obras já estão em andamento para ampliar o abastecimento em outras cidades, como Jataúba.
Nova etapa da Adutora do Agreste vai beneficiar mais seis cidades
Além da entrega da Adutora do Alto Capibaribe, foi assinada a ordem de serviço para a construção de mais um trecho da Adutora do Agreste, o lote 4B, que começará em janeiro de 2025. Essa etapa, orçada em R$ 30 milhões, ampliará o abastecimento para mais seis municípios: Toritama, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá e, de forma indireta, o distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus.
Com o reforço, a nova etapa levará 371 litros de água por segundo para atender cerca de 230 mil pessoas. O projeto será concluído em outubro de 2025 e faz parte do programa Águas de Pernambuco, gerenciado pela Compesa.
O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, celebrou as melhorias. “Obras que antes eram apenas sonhos estão sendo realizadas. Com a chegada da água, nossa região ganha a redenção tão esperada e mais desenvolvimento para o futuro”, comentou.
O leitor pode enviar denúncias e notícias pelo WhatsApp: Clique aqui ou pelo e-mail: jornalismo@pernambuconoticias.com.br.
