
Uma operação integrada entre a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) dos estados do Pará e de Pernambuco resultou na prisão de um homem de 26 anos, apontado como integrante do Comando Vermelho do Pará. O foragido, que possuía mandados de prisão e recaptura em aberto, foi localizado e detido no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.
De acordo com as investigações, o suspeito era procurado pelos crimes de roubo majorado (cometido em Belém/PA), homicídio qualificado (em Turiaçu/MA) e por integração a organização criminosa. O último mandado foi expedido a partir de uma representação da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas da Polícia Civil do Pará (PCPA).
O criminoso estava foragido do sistema penitenciário paraense desde 25 de setembro de 2020. Ele foi localizado após um levantamento conjunto da FICCO/PA e do Grupo de Trabalho de Facções Criminosas (GTF), vinculado ao Núcleo de Inteligência Policial da PCPA. Segundo as autoridades, o detido ocupava posição de liderança — conhecida como “Torre” — no bairro da Terra Firme, em Belém, onde atuava em crimes de tráfico de drogas, extorsões e ataques contra agentes de segurança pública.
A FICCO-PA é composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil do Pará (PCPA) e Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), atuando de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado no estado. Já a FICCO-PE reúne forças da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Penal, Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), reforçando a cooperação interestadual no combate às facções criminosas.
A prisão representa mais um passo no fortalecimento da integração entre as forças de segurança estaduais e federais, ampliando a efetividade no combate ao crime organizado que atua em diferentes regiões do país.
