
O Festival Virtuosi Gravatá chegou à sua XIII edição e a boa música desembarcou na fria cidade serrana na noite da sexta-feira (14/07), mais uma vez, como durante em todos os anos anteriores, na linda Igreja Matriz de Sant’Anna, no coração da Suíça Pernambucana.
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, e a Virtuosi Sociedade Artística apresentam ao público a fina flor na música erudita com concertos cheios de qualidade técnica, mas também recheados de emoção.
E para reforçar o sentimento do festival, no concerto de abertura, intitulado “Canções que meu pai me ensinou”, a pianista Ana Lúcia Altino e o violoncelista Leonardo Altino, respectivamente esposa e filho do saudoso maestro Rafael Garcia, apresentaram peças dos compositores Marlos Nobre, Heitor Villa-Lobos, Brahms, Tchaikowsky e Paganini.
O prefeito Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, e a chefe de gabinete, Liliane Costa se juntaram ao grande público que lotou o templo e apreciaram o espetáculo.
Ao final da emocionante apresentação, a pianista Ana Lúcia Altino, que também é diretora artística do evento, afirmou que “para mim tocar com meus filhos é uma emoção, eu toquei hoje na abertura com Leonardo e sábado próximo meu outro filho Rafael tocará aqui comigo. É um duo que não é institucional, regular, mas que já vem há mais de 30 anos, porque eles eram pequenos, entre 10 e 12 anos, e eu já tocava com os dois. Viajei muito com Leonardo em concursos nacionais e internacionais e claro que é sempre uma emoção muito grande. Você fica nervoso por você, por ele. É muito gratificante ver o interesse e o empenho da Prefeitura de Gravatá em manter o Virtuosi, isso aí é realmente fantástico e a gente se sente muito bem, o público adora ver aquilo que não aparece todo dia, você não tem condições ver esse tipo de apresentação todo dia e o Virtuosi tem prezado por isso, por essa qualidade artística que você só vê em grandes salas de concerto do mundo.”
O secretário da pasta, Marllon Lima, sobre a programação do Virtuosi que está dentro do Julho na Serra: “Seguindo a programação do Julho na Serra: Gravatá é música, arte e gastronomia, tivemos aqui a abertura do Festival Virtuosi, a Prefeitura, como sempre, dando apoio a essa expressão cultural que é tão agradável e tão procurada pelos gravataenses e pelos turistas. Hoje tivemos ‘Canções que meu pai me ensinou’, um belíssimo recital por Leonardo Altino e sua mãe, Ana Altino, numa homenagem póstuma ao maestro Rafael Garcia. Dentro da programação amanhã e nos dias 20, 21 e 22 esse ano a Prefeitura trouxe dois finais de semana e convidamos você a participar.”

”Mês de julho, mês de férias, mês com clima maravilhoso, mês da padroeira de Gravatá, Senhora Sant’Ana e nada melhor do que iniciar com uma música de boa qualidade, um público fiel, que lotou a igreja e, assim sendo, nós estaremos vivenciando, durante esses dias, o Virtuosi naquela certeza de que muitas pessoas estarão vindo, passando por aqui para participar desse momento que é muito especial para Gravatá. Convido você: venha conferir e participar”, convidou o prefeito Joselito Gomes.