
A pesquisadora, professora e atriz recifense Agrinez Melo aprovou, através do edital do Funcultura, o projeto de pesquisa “Agbara Ara: Dramaturgia dos Orixás como possibilidade de novas narrativas para a cena”.
O projeto se apresenta como uma ação viável de fruição e compartilhamento de conhecimentos, a partir de uma investigação centrada no corpo, na ancestralidade e no teatro.
Focando na visibilidade do corpo negro na cena, a primeira etapa da pesquisa aconteceu através do intercâmbio entre a pesquisadora recifense Agrinez Melo e o ator arcoverdense Everson Melo.
A vivência trará como alicerce a interpretação cênica através do preceito ritual do teatro e a energia dos Orixás e encantados no ara (corpo), criando uma dramaturgia negra para a cena, através dos corpos e suas múltiplas leituras ancestrais. A pesquisa resultará em um experimento cênico que será apresentado nascidades de Recife e Arcoverde.
Nesta etapa do projeto, Agrinezministrará a oficina “A Poética Matricial dos Orixás”, na cidade de Arcoverde, direcionada para pessoas interessadas em vivenciar o teatro a partir da matriz africana e indígena.
A oficina contará ainda com acessibilidade em Libras.
Sobre a oficina:
A Poética Matricial dos Orixás e Encantados
Ministrada pela professora, atriz e pesquisadora Agrinez Melo, a oficinaabordará possibilidades de criação cênica a partir de um teatro ancestral,alicerçado na energia dos Orixás e encantados.
A atividade é direcionada para atores/atrizes/xs, bailarino/as/xs, performers, contadoras/es de histórias, estudantes, pesquisadores da matriz africana e pessoas interessadas emvivenciar a criação cênica através da matriz afropindorâmica.
Podem se inscrever pessoas a partir dos 16 anos, com ou sem experiência, residentes em Arcoverde ou cidades vizinhas.
A oficina faz parte do projeto de pesquisa Agbara Ara: Dramaturgia dos Orixás como possibilidades de novas narrativas para a cena, e tem o objetivo de contribuir para a formação artística de grupos e estudantes da cidade. A Poética Matricial dos Orixás e Encantados nasce da pesquisa realizada por Agrinez Melo, sobre as multi possibilidades de criação cênica, onde o ara(corpo) estejam em evidencia de forma descolonizada e em criação decolonial.
Sobre Agrinez Melo:
Agrinez Melo
Mulher preta, mãe, candomblecista. É formada em Teatro pela UFPE e mestranda em Artes Cênicas pela UFRN. Vem desenvolvendo trabalhos importantes, que vai desde a formação teatral, atuação, passando pelapesquisa do corpo para a cena, até a dramaturgia a partir do corpo e seusmovimentos energéticos ancestrais. É integrante do grupo teatral O Poste Soluções Luminosas e criadora da empresa de produção cultural Doce Agri, focada na acessibilidade, no teatro e nas atividades de formação artística. Sua pesquisa continuada écentrada na poética matricial dos orixás e encantados, evidenciando o corpo de intérpretes negres na cena.
Ficha técnica:
Pesquisa: Agrinez Melo
Atuação: Everson Melo
Assessoria da pesquisa: Danielle Perin Rocha Pitta e Robson Haderchpek
Coordenação de social media e vídeos: Talles Ribeiro
Produção local (Arcoverde): Jessica Mendes
Assessoria de imprensa: Cleyton Cabral
Produção: DoceAgri
SERVIÇO:
Oficina A Poética Matriarcal dos Orixás
Quando: 29/04 (sábado), das 9h às 12h
Onde: Estação da Cultura — Arcoverde
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/FspUxmrE5kk8sqMF6
