Alunos das escolas da rede municipal realizam a prova da OBMEP nesta terça (21)

Na manhã desta terça-feira (21), os alunos da rede municipal de ensino participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que já está em sua 15ª edição. A prova tem o objetivo de avaliar o desempenho de alunos e professores das escolas públicas e privadas de todo o país na disciplina de matemática.
Para preparar os estudantes da rede municipal de ensino para enfrentarem a maratona, a Secretaria Municipal de Educação organizou uma série de aulões que foram ministradas por professores da área. A Gestora da Escola Capitão José Primo de Oliveira, Carla Regina, comentou sobre a iniciativa e sobre suas expectativas para o resultado.
As inscrições para participar da OBMEP são gratuitas e são realizadas previamente nas próprias escolas. As provas são distribuídas em três níveis, de acordo com a complexidade de questões exigidas para cada etapa de ensino. O primeiro nível inclui estudantes do 6º e 7º Anos, o segundo engloba os 8º e 9º Anos, enquanto que o terceiro nível é destinado para os estudantes do Ensino Médio. Além disto, a olimpíada é dividida em duas fases.
A primeira consiste na aplicação de uma prova objetiva contendo 20 de questões de múltipla escolha e a segunda, que será aplicada no dia 28 de setembro, é composta por uma prova com nível de dificuldade maior que contem seis questões discursivas.
A OBMEP é realizada pelo Ministério da Educação e, ao todo, as premiações serão dadas aos 6 mil e 500 estudantes brasileiros melhor colocados ao final da olimpíada.
Os prêmios incluem medalhas de ouro, prata e bronze, além de bolsas de Iniciação Científica Jr. Do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), por exemplo.



