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4 estratégias que os escritórios de advocacia podem usar para se destacar no mercado.

A concorrência e a saturação do mercado jurídico é uma preocupação para quem atua na área. Com o grande número de profissionais e escritórios existente, nada mais natural do que ter dúvidas sobre a melhor forma de se posicionar e, consequentemente, se destacar no mercado.

A boa notícia é que o advogado tem uma série de ferramentas que podem auxiliá-lo na hora de colocar ações estratégicas na prática. Com o avanço da tecnologia, os profissionais possuem recursos que auxiliam tanto no dia a dia do advogado quanto na projeção do escritório.

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Para não fechar as portas e conquistar mais clientes e mais espaço, o segredo é unir estratégia e ação, aliadas à boas ferramentas.

1. Focar na alta performance do time

Produtividade é um fator de competitividade na advocacia. Por isso, é essencial implantar boas práticas e ferramentas que melhoram a performance do time.

Práticas internas desorganizadas e falta de gerenciamento de tempo são os principais fatores que prejudicam a produtividade nos escritórios de advocacia.

Por isso, o primeiro passo é identificar quais são as causas da ineficiência, para então, agir.

Investir em um software para a advocacia é uma boa forma de aperfeiçoar o modo de trabalho do escritório. Além de organizar as práticas internas, auxilia na automatização do back office evitando que advogados percam um tempo precioso fazendo o controle de publicações e intimações manualmente, por exemplo.

Com esse recurso, o advogado pode aproveitar melhor o seu tempo, focando-se em atividades que trazem mais resultado, como o atendimento de clientes e elaboração de teses jurídicas.

Adotar um software jurídico é um bom começo, já que a ferramenta auxilia na organização e na gestão do escritório, além de otimizar o dia a dia do advogado.

2. Melhorar a percepção de valor do cliente

A maioria dos clientes não percebe o valor dos serviços jurídicos até que tragam algum impacto para suas vidas. No entanto, até que um processo gere resultados, por exemplo, é necessário tempo.

A maioria dos escritórios já sabe que uma atuação focada no cliente é a chave para a satisfação e a fidelização. Mais do que resultados, é essencial investir em uma boa comunicação para estabelecer a confiança na atuação do escritório.

Um bom software jurídico permite que o escritório ofereça aos seus clientes uma área exclusiva. Com a ferramenta, o cliente pode acessar seu caso e verificar quais são as ações que o escritório tem feito, bem como, pode verificar informações.

Esse tipo de recurso favorece a transparência, melhorando significativamente a percepção de valor do cliente com relação aos serviços jurídicos.

3. Apostar no marketing digital jurídico

Com o avanço da tecnologia, o comportamento do consumidor mudou. Cada vez mais pessoas buscam a internet antes de comprar qualquer produto ou contratar um serviço. E isso não é diferente na advocacia.

Ter uma boa presença digital e investir no marketing digital jurídico vem trazendo resultados. Apostar em um site profissional, investir no relacionamento com clientes e potenciais clientes através das redes sociais e até usar o e-mail marketing como ferramenta é uma ótima estratégia para quem quer se destacar.

Muitos advogados ainda têm receio do marketing digital jurídico em razão das limitações do Código de Ética da OAB. Por isso, não utilizam essa estratégia. Naturalmente, quem quer investir em marketing jurídico deve saber exatamente as limitações do Código de Ética. No entanto, realizando ações estratégicas é possível se destacar e ter excelentes resultados.

4. Invista em um bom networking

Por mais que a concorrência na advocacia seja acirrada, nem todos os escritórios competem entre si. Uma boa estratégia para ampliar o poder de prospecção e, consequentemente, se destacar no mercado é buscar escritórios parceiros, que ofereçam serviços jurídicos complementares.

Especialmente para escritórios de pequeno porte ou advogados que estão empreendendo, a estratégia não apenas auxilia na conquista de mais clientes, como também aumenta a visibilidade da banca. Afinal, mais potenciais clientes entram em contato com a marca do escritório.

Para ter mais destaque perante a concorrência não é preciso declarar guerra a outros escritórios. Vale a pena agir de forma estratégica e buscar parceiros, construindo uma rede de networking que alavanque o escritório.

Embora a concorrência na advocacia seja de fato acirrada, muitos escritórios não agem de forma planejada e acabam fechando as portas. Estudar o mercado, entender a concorrência e aplicar as estratégias é fundamental para quem quer conquistar espaço e mais clientes.

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